O que fazer para ficar mais motivado na graduação
Porque os pais queriam que você tivesse um diploma ou porque você também acreditou que essa seria a profissão da sua vida. Talvez também porque seria a profissão que poderia lhe dar um salário mais adequado para o seu estilo de vida, ou porque você não sabia o que fazer logo após ter se formado no ensino médio e achou que a faculdade seria um caminho natural.
Bem, podem ter sido vários ou só um o motivo pelo qual você apostou em uma graduação. Mas a verdade é que, veja só: você a conquistou. E, convenhamos, chegar à graduação tem se tornado uma corrida pelo ouro. Muitas pessoas querem, tem se dedicado dia e noite para conquistá-la assim como você, buscado investimento extra, bolsas etc, e você reconhece que é realmente uma vitória. Portanto, só o que você necessita é recuperar o fôlego, a motivação e continuar até o sonhado canudo em mãos.
Mas, tudo bem, a consciência da falta de motivação não significa que, automaticamente, você a terá injetada tão logo. É necessário algo mais, estratégias que facilitem ou que diminuam o peso que tem sido estudar inúmeras disciplinas para diferentes provas e seminários. Mas tenha em mente: você já chegou até aqui, vale a pena terminar.
Por que concluir a graduação?
Foco no objetivo – a primeira dica para que você se sinta mais motivado na graduação vem daquilo que o estimulou a ingressar. Logo, retome seu objetivo seja ele qual for. A graduação deve ser apenas uma passagem para alcançar esse objetivo e o seu esforço lhe dará mérito.
Oportunidade profissional – o segundo estímulo para que você conclua a graduação é a própria graduação em si. Já pensou em todas as possibilidades que ela te dá profissionalmente? Em vez de vê-la apenas pelo olhar do estagiário ou estudante, converse com profissionais realizados na profissão que você escolheu e descubra quais as novas tendências de mercado. Certamente, há algo novo que você precisa se envolver para ter certeza que ela é a profissão certa.
Leia: 5 motivos para não ter medo de mudar de curso.
Diploma – ele não é apenas um canudo, um papel. É o mundo dizendo: colha agora tudo o que você plantou. E daí vem a nossa terceira dica para que você não perca a motivação durante a graduação. São anos de aprendizado, e aí inclua alfabetização, ensinos fundamento e médio, muitos professores compartilhando conhecimento ao longo do caminho. Assim que você tiver o seu diploma de graduação nas mãos, grande parte da sua vida de estudante terá acabado e, finalmente, será a sua chance de começar a vida profissional que tanto lhe aguardou.
Experiência científica ou fora do país – viu como há motivos de sobra para você continuar se focando na graduação? Se esses motivos ainda não forem o suficiente, você pode pensar em projetos durante a graduação que permitam realização já. Uma opção é você buscar programas de incentivo à pesquisa, como programas de iniciação científica ou a chamada graduação sanduíche. Faça um intercâmbio de um mês nas melhores faculdades do mundo.
O objetivo tanto da iniciação científica quanto da graduação sanduíche, por exemplo, é permitir experiências adversas daquelas ofertadas na sala de aula. Dessa forma, você pode trilhar um caminho de orientação pessoal e profissional, conhecendo novas metodologias de ensino, descobrindo novas culturas e, quem sabe, apresentando novos objetos de estudo dentro da própria faculdade.
Viu como não é tão difícil se envolver novamente com a graduação que você escolheu? Ah, vale a pena lembrar que graduação não é só estudar. A faculdade é também um estilo de vida, portanto, aproveite para fazer novos amigos e se divertir.