Medicina no Paraguai
Os cursos de medicina no Brasil são muito populares, tanto nas universidades públicas quanto nas privadas. Além disso, quem escolhe universidades privadas tem que pagar muito dinheiro. Portanto, estudar medicina no Paraguai é uma opção muito popular. Mas como fazer e será que vale a pena? Confira em nosso texto.
De acordo com o levantamento do Itamaraty, cerca de 65 mil brasileiros estudam medicina no Paraguai, Bolívia ou Argentina. Esse número corresponde a um terço dos alunos desta licenciatura nas universidades brasileiras. E contras antes de decidir ir para o Paraguai estudar medicina. Os principais pontos a serem considerados são esses que falaremos mais abaixo:
Confira
Como estudar Medicina no Paraguai
A maior atração de estudar no Paraguai são as taxas cobradas pelas universidades locais. Embora raramente existam cursos de medicina no Brasil com mensalidades inferiores a 5.000 reais, você pode pagar menos de um salário mínimo brasileiro por mês lá.
Sendo assim, os valores variam muito conforme o tipo de instituição que você deseja frequentar. As universidades particulares podem cobrar preços maiores que as universidades públicas. Por exemplo, na Universidade Nacional de Assunção (UNA), a melhor do país, os valores são cobrados por semestre e não mensalmente.
Ou lá você tem que pagar a matrícula (que podem ser pagas em até cinco vezes) e outras taxas de utilização de serviços universitários e exames de acordo com os últimos valores publicados, medicina tem que pagar cerca de 3,3 milhões de garantias a cada seis meses, o que corresponde a pouco mais de 2.000 reais.
Em 2020, no entanto, o governo paraguaio promulgou uma lei garantindo o acesso gratuito às universidades públicas do país. Esta lei se aplica a alunos economicamente vulneráveis ou que estudaram em escolas públicas paraguaias, portanto, não necessariamente beneficia alunos brasileiros em escolas públicas.
O custo de vida no Paraguai é mais acessível
A grande vantagem de estudar no Paraguai são os preços acessíveis. Isso se aplica tanto às taxas escolares quanto às despesas de moradia. De acordo com Expatistan, nosso país vizinho é o destino de viagem mais barato. América Latina.
De acordo com as comparações da Calculadora de Custo de Vida, o custo de vida no Paraguai é 90% menor do que em outros países do mundo. Comparado ao Brasil, os custos são cerca de 19% menores.
Porém, isso significa que os valores para a vida na capital Assunção não são significativos. Na verdade, o Expatistan calcula que uma única pessoa gasta cerca de 4.000 reais por mês para morar lá. Apesar disso, esse custo é 30% inferior ao do São Paulo.
Idioma fácil para cursar medicina no Paraguai
Há um requisito comum para a maioria dos programas de estudo no exterior para estudantes: proficiência no idioma do curso. As universidades geralmente oferecem bacharelado e mestrado no idioma nativo do país ou, em alguns casos, em inglês.
Em outras palavras, o idioma pode ser um obstáculo para quem quer estudar no exterior, afinal não é tão fácil aprender alemão ou sueco, por exemplo. O Paraguai, como a maioria dos países latino-americanos, têm o espanhol como língua oficial .
O idioma é sem dúvida uma grande vantagem, pois o espanhol é muito parecido com o português e fácil de aprender mesmo com os cursos online totalmente gratuitos.
A característica que diferencia o Paraguai de nossos outros vizinhos latinos, no entanto, é que o português também é uma língua comum lá. Com milhares de estudantes brasileiros chegando ao país, muitos professores entendem nosso idioma e podem até ser encontrados falando idiomas locais.
E não para por aí. Embora as universidades internacionais normalmente exigem um certificado de proficiência no idioma de estudo, muitas universidades paraguaias não exigem esse diploma.Lembre-se, no entanto, que o curso ainda é em espanhol e você deve ser proficiente no idioma para ter um bom desempenho.
Facilidade de acesso aos estudos
Uma das maiores dificuldades para quem quer fazer um Bacharelado em Medicina no Brasil é o vestibular. Tanto os que se inscrevem no Sisu com base na nota do Enem quanto os que se inscrevem no vestibular enfrentam forte concorrência.
No formato introduzido no Brasil, seu desempenho durante o ensino médio não importa. A única coisa que importa é sua pontuação em um único teste. O processo seletivo brasileiro é muito diferente do de outras partes do mundo, incluindo o Paraguai.
Embora algumas instituições realizem exames de admissão, muitas universidades paraguaias não exigem nenhum tipo de vestibular para matrícula, em alguns casos basta fazer um curso preparatório na própria universidade.
No entanto, as vagas continuam limitadas. Para garantir uma vaga no curso sem exame, é necessária inscrição prévia. Em geral, os critérios de elegibilidade são por ordem de chegada, ou seja quem se inscrever primeiro fica com a vaga.
É importante lembrar que algumas instituições, como a Universidade Nacional de Assunção, exigem que os alunos prestem vestibular, nesses casos só podem se inscrever aqueles que forem admitidos e classificados no número de vagas disponíveis.