Tecnólogo a distancia reconhecido pelo mec
Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade nos dias de hoje entre as empresas, é que os seus colaboradores acabam por ter sim interesse em estudar para poder evoluir profissionalmente, no entanto muitas vezes acabam por não ter condições ou até mesmo tempo para realizar um curso, mesmo que este seja tecnólogo.
Sendo assim, algumas universidades e também instituições de ensino acabaram por elaborar cursos que são tecnologos e que podem ser realizados totalmente a distância, ou então parcialmente, fazendo com que assim o aluno possa estudar através do seu computador, ou seja, poderão ainda aproveitar o tempo que tem, assim como também poderão realizar diversos cursos, porém é necessário que se tenha um determinado cuidado com relação ao curso ser ou não reconhecido pelo MEC.
Como fazer um Tecnólogo à distância
Os cursos tecnológicos já correspondem a 16% das graduações no Brasil. Interessados em ser tecnólogos possuem um leque de cursos à disposição. Alguns dos cursos de tecnólogo mais procurados são na área de Informática e de Administração. Em comparação à graduação de outros cursos, o tecnólogo de ensino superior tem um período menor de estudos, podendo durar dois anos a três anos.. O que acaba contribuindo para que o estudante curse mais de um curso em quatro anos.
Obviamente, essa não é uma regra. A duração do curso é estabelecida pelo departamento da instituição e que leva em conta.
Para oferecer um curso superior de tecnologia à distância, a universidade disponibiliza ao estudante o acesso a um sistema de ensino à distância. E, como acontece para todo EaD, a instituição de ensino é obrigada a ter um polo físico para onde o estudante deve ir caso ocorra algum problema administrativo, ou necessite de apoio estrutural, tal qual biblioteca, sala de informática etc. Já o interessado deve buscar a instituição promotora do curso e se inscrever para processo seletivo, desde que tenha o diploma de conclusão do ensino médio.
Por tecnólogo ser considerado uma graduação, o formado pode dar continuidade aos estudos em níveis mais elevados, como especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Curso de Tecnólogo é reconhecido pelo MEC?
O Ministério da Educação reconhece os cursos de tecnólogo como graduação da mesma forma que reconhece bacharelado e licenciatura, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por isso, o diploma de graduação em tecnólogo tem validade, inclusive, para ocupação de cargos em serviços públicos. Assim, se no edital de um concurso está descrito “ensino superior” como título exigido, um tecnólogo pode sim concorrer à vaga.
Entre os cursos tecnológicos mais procurados, podem ser citados os de: Gastronomia, Automação Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Radiologia e Gestão de Recursos Humanos.
Universidades que tem curso tecnólogo a distância:
Como já citado, são diversas as universidades, assim como também as instituições que são reconhecidas pelo MEC onde você poderá realizar o curso a distância, ou seja, você poderá realizar cursos pelo Senac, assim como também pela Uninov, pela FGV, Uniban, entre tantas outras que acabam por disponibilizar o sistema de ensino a distância.
É possível encontrar os cursos que são tanto de tecnólogo, como por exemplo os de gestão, sendo que normalmente estes acabam por ter uma duração aproximada de 2 anos, ou até mesmo 1 ou 3, tudo deverá depender do curso, e também do que é oferecido pela instituição de ensino, assim como também é sim possível verificar alguns cursos que são semi presenciais, onde é necessário que ao menos uma vez por semana o aluno compareça a universidade para realizar provas, ou até mesmo para tirar dúvidas, e por fim, não podemos nos esquecer do fato de que você também poderá realizar completamente a distância, ou seja, não será necessário comparecer a universidade, apenas para solicitar certificado entre outros documentos.
Diferença entre técnico e Tecnólogo:
Sendo assim, para ter certeza de que o curso é reconhecido pelo Mec, o que acaba por ser considerado como ideal, é que você acabe por acessar a página do MEC ou até mesmo que entre em contato com a universidade para verificar esta informação.